Informativos
 
Busca
28/01/2015
Adaptação dos pais com a entrada dos filhos na escola.
 


Se você pensa que só as crianças precisam de adaptação ao ingressarem na escola, esqueça. Você também precisa de um tempo para aprender a lidar com essa nova rotina do seu filho. Confira
Não deixe a tristeza pegar você de surpresa


Talvez você sinta a dor da separação mais do que seu filho e isso vai causar tristeza. Por isso, esteja preparado para lidar com esse sentimento ou, pelo menos, aceitá-lo.

Por mais que você se prepare, talvez não esteja pronto quando chegar o momento. Mas vale tentar: antes do começo das aulas, deixe seu filho brincar com outras pessoas ou, se possível, leve-o para a casa da avó ou da tia e vá fazer algo de que goste. Assim, vocês dois vão treinando ficar longe um do outro.
Segurança na chegada


Despedir-se do filho na entrada da escola é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mãe ou um pai. Se o filho vai para o berçário com poucos meses, a aflição é por deixar alguém tão pequeno e indefeso nos braços de um “estranho”. Se a criança já é um pouco maior, pode ser difícil por estar mais acostumada a ficar em casa ou porque parte o coração dos pais ouvir: “Não quero ir pra escola, quero ficar com você”. Sabemos que é uma missão difícil, mas, nessa hora, estufe o peito, não deixe que ela perceba a sua angústia e estimule que se sinta confiante e independente.

Caso o seu filho ainda não ande, passe-o para o colo da professora com um beijo, mas sem muita enrolação, pois o bebê também sente a sua insegurança. Se ele já for maior, incentive-o a entrar na escola caminhando e levando a própria mochila. Agora, se é você que não consegue se controlar na hora do adeus, considere pedir para que outra pessoa leve seu filho para a escola durante alguns dias. Com o tempo, você estará mais tranquilo e poderá assumir a função outra vez.
Procure distrações


Será que ele está bem? Está comendo direito? A professora vai ajudá-lo quando ele precisar? Passar o dia pensando nessas questões só vai deixá-lo com rugas de preocupação. Por isso, procure manter a cabeça ocupada no período em que ficará sozinho. Que tal aproveitar para marcar um almoço com aquele amigo que você não vê faz tempo? Se estiver difícil de lidar com a angústia, procure conversar com outros pais que já passaram por isso. Eles podem transmitir conforto.
Faça parte da turma


Não é somente o seu filho que precisará passar por adaptação. Você também terá uma fase de integração com os novos pais e professores – e é importante estabelecer esse vínculo logo no início. Participe das atividades propostas pelo colégio, procure ir aos eventos sociais, como aniversários dos colegas, organize com outros pais piqueniques ou passeios, como uma ida ao teatro. Lidar com as diferenças e ressaltar a importância do convívio social são boas maneiras de dar o exemplo. E estabelecer esse contato é uma forma de incentivá-lo ainda mais a se abrir para novas amizades.
Fonte: Revista Crescer

VEJA TAMBÉM

27/03/2024 - feriado fechado
25/03/2024 - promo locação 24
14/08/2022 - novo horário
16/05/2016 - Tenha filhos
16/05/2016 - ansiedade infantil
15/05/2015 - A importância do brincar
Veja Todos

ENDEREÇO
  Rua Carajás, 65, Bairro Itaiba
Concórdia / SC

CEP: 89.707-052
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
  Sábados e Feriados:
Das 14:30h às 19:00h
Quartas, Quintas, Sextas e Domingos:
Das 13:30 às 18:00h.
FALE CONOSCO
  49 . 3444 5200
49 . 9 9995 1071

contato@doof.com.br
SIGA-NOS
 
© - Ideia Good - Soluções para Internet